A Plataforma Java
Por plataforma, entendemos o conjunto de hardware e software no qual um programa executa. Alguns exemplos de plataformas muito usadas são o Windows, o Linux, o MacOS. A plataforma Java é diferente, pois não envolve hardware; ela utiliza a plataforma de hardware das outras.
A plataforma Java tem dois componentes:
· Java Virtual Machine (Java VM ou JVM)
· Java Application Programming Interface (Java API)
A API Java é uma coleção de componentes de software prontos, que incluem desde estruturas para manipulação de arquivos até a construção de aplicativos gráficos. A API é organizada como um grupo de bibliotecas com classes e interfaces; essas bibliotecas são chamadas de pacotes.
A figura abaixo mostra o esquema de funcionamento da plataforma Java:
Erros Comuns de Conceito Sobre Java
Muita gente pensa muita coisa sobre Java, e muita coisa errada. A seguir listamos algumas idéias erradas mais comuns.
Java é uma linguagem fácil de aprender.
Nenhuma linguagem poderosa como o Java é fácil de aprender. É sempre fácil escrever programas do tipo “Alo Mundo”. Aprender a lidar com if, while e tipos do Java é uma tarefa simples; a parte complexa vem da orientação a objetos e das classes presentes na linguagem. Temos mais de 1.500 classes e interfaces diferentes. A descrição de cada uma cabe em um livro de 600 páginas.
O ambiente Java facilita a programação.
Você vai aprender Java usando o notepad e o prompt do DOS. Não é o melhor ambiente do mundo, especialmente se comparado às linguagens visuais que temos hoje, como o Visual Basic. Em um ambiente de alta produtividade, o uso do Java deve ser muito racional, levando em conta as dificuldades da codificação.
Java será a linguagem universal no futuro.
É possível, em teoria. Mas existem muitos sistemas com códigos nativos que são perfeitos da maneira que estão hoje, e por isso não devemos “mexer”. O Java não é recomendado para solucionar todos os problemas.
Java é apenas mais uma linguagem como qualquer outra.
A linguagem Java, apenas pelo fato de permitir que um programa seja executado em qualquer plataforma, já realizou revolução suficiente. Além disso, a linguagem foi desenhada para se utilizar da rede, e os conceitos de ambiente multitarefa auxiliam o produto a ter poucas comparações no mercado hoje.
Todos os programas Java tem que ser executados dentro de um navegador.
Um dos usos do Java é a confecção de applets. Java também serve para programar aplicativos, servlets, JavaBeans, componentes e uma grande gama de produtos.
Javascript é uma versão simplificada do Java.
Javascript é uma linguagem utilizada em navegadores. Ela foi inventada pela Netscape, e sua sintaxe é semelhante à da linguagem Java. Com exceção do nome, as semelhanças terminam aí.