Sua primeira página PHP
Crie um novo arquivo chamado ola.php e coloque-o em seu diretório root do seu servidor web (DOCUMENT_ROOT) com o seguinte conteúdo:
Exemplo #1 Nosso primeiro script PHP: ola.php
<html>
<head>
<title>PHP Teste</title>
</head>
<body>
<?php echo "<p>Olá Mundo</p>"; ?>
</body>
</html>
Use o seu navegador para acessar o arquivo pelo endereço de seu servidor web, ao final do endereço coloque o arquivo "/ola.php" como referência. Quando o desenvolvimento é local você usará uma url como estahttp://localhost/ola.php ou http://127.0.0.1/ola.php mas dependendo da configuração do seu servidor web. Se tudo foi configurado corretamente, o arquivo irá ser interpretado pelo PHP e irá mostrar a seguinte mensagem no seu navegador:
<html><head><title>PHP Teste</title></head> <body></html><p>Olá Mundo</p></body>
Este programa é realmente simples e você não precisa do PHP para criar uma página assim (fixa). Tudo o que ela faz é mostrar Hello World utilizando a instrução echo. No que o arquivo não precisa ser executável ou especial. O servidor web encontra o arquivo a ser interpretado por causa da exenteção ".php" extension, que o servidor é configurado para repassar ao PHP. Pense nisso como um arquivo HTML normal que por acaso possui tags especiais que podem ser utilizadas para fazer coisas interessantes.
Se você tentar rodar este exemplo e ele não mostrar nenhuma mensagem de saída, ou aparecer uma caixa de diálogo pedindo para você salvar o arquivo, ou você ver o arquivo em formato de texto, há uma grande chance do seu servidor não ter o PHP habilitado. Peça ao seu administrar para habilitar o PHP para você, usando o capítulo de Instalação do manual. Se você está desenvolvendo localmente, também leia o capítulo indicado acima para ter certeza de que configurou tudo corretamente. Confirme que está acessando o arquivo via HTTP através do servidor web. Se acessar o arquivo através do sistema de arquivos, então ele não será interpretado pelo . Caso o problema persista, não hesite em nos chamar nos vários » canais de suporter do PHP.
O objetivo do exemplo é mostrar o formato especial das tags do PHP. Neste exemplo nós usamos <?php para indicar que à partir daquele ponto começa um código PHP. Então nós colocamos uma declaração de fechamento para indicar que o script PHP acabou, usando a tag ?>. Você pode usar o PHP em qualquer parte do seu código HTML, e também pode usar várias tags de abertura e fechamento no mesmo arquivo. Para mais detalhes, leia a seção do manual que fala da sintaxe básica do PHP.
Agora que você criou com sucesso um script simples em PHP, é hora de criar o mais famoso dos scripts PHP! Uma chamada à função phpinfo() e você verá todas as informações sobre seu sistema e configurações disponíveis como a de Variáveis Pré-definidas, módulos carregados pelo PHP, e as opções de configuração. Tire algum tempo para ver e rever estas informações importantes.
Exemplo #2 Como obter informações sobre o PHP
<?php phpinfo(); ?>